programação Verão em joão pessoa 2009 paraíba reveiom joao pessoa paraiba reveilon reveillon

Programação Verão João Pessoa - PB 2009


Programação Verão João Pessoa 2009

GRANDES EVENTOS NO VERÃO 2009 EM JOÃO PESSOA


Com a chegada do verão, os projetos culturais promovidos pela Prefeitura de João Pessoa esquentam ainda mais o clima e atraem turistas à simpática e organizada capital do estado da Paraíba. Eventos de alto nível e com a participação de grandes nomes da Música Popular Brasileira e da World Music fazem a alegria na Praia de Tambaú, uma das mais belas e populares da cidade, e no Centro Histórico, um dos mais bonitos, ricos e preservados do Brasil.

Tudo começa com o “Concerto de Natal”, que é programa certo para quem está na cidade. As areias de Tambaú, que comumente são utilizadas para prática de esportes, tornam-se palco para a apresentação de orquestras e solistas. No fim de tarde, cinco mil cadeiras são colocadas para acomodar quem vai conferir o show, que acontece no dia 25 de dezembro. A apresentação encanta e emociona a pessoas de todas as idades.

O grande palco é tomado pelos instrumentos que compõem a ‘Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa’ que neste concerto recebe solistas do mais alto gabarito.
 

Música do Mundo

Passada a emoção do Natal, terá início no mesmo palco armado em Tambaú o Projeto “Música do Mundo”, com shows instrumentais e a participação de músicos da Paraíba e de outros estados e países.

O “Música do Mundo” vai acontecer no período de 26 a 30 de dezembro, com apresentações sempre no fim de tarde. Durante esse evento, a Praia de Tambaú se tranforma em um cenário encantador, com turistas de todas as partes do mundo e paraibanos de todos os recantos, sentados em cadeiras, nas areias e nas muretas apreciando o que há de melhor da música instrumental em todos os gêneros: chorinho, samba, pop rock, jazz, blues, forró e muito mais. Entre os detaques da edição deste ano estão os músicos Heraldo do Monte, Victor Araújo e Rivotrill, Pio Lobato e o argentino Chango Spasiuk.


Réveillon

No dia 31 de dezembro acontece a grande festa de Réveillon, que desde o ano de 2005 traz grandes nomes da música brasileira para animar o público que lota as praias de Tambaú e Cabo Branco. Esse ano as atrações principais serão o grupo Buena Vista Social Club , de Cuba, e Armandinho com a banda do trio elétrico Dodô e Osmar, da Bahia.

As apresentações na orla começam por volta das 20h e serão protagonizadas por grupos de cultura popular que vão mostrar todo o encantamento do folclore nordestino nas avenidas Almirante Tamandaré e Cabo Branco, as principais da orla da capital da Paraíba.

As 20h se apresenta no palco a banda Pura Raiz, que tem no repertório classicos do samba e do pagode. As 22h será a vez da Buena Vista Social Club mostrar todo o talendo que vem encantando o mundo desde a década de 40. Ritimos latinos serão executados bela lendária banda cubana. À meia-noite, tem a queima de fogos e logo após Armandinho com a banda do Trio Elétrico de Dodô e Osmar cantam frevos inesquecíveis como “Chame Gente” e “Varre Vassourinha”.

Para receber os primeiros raios de Sol de 2010 haverá ainda a apresentação da Orquestra de Frevo Sanhauá. E não custa lembrar que o Sol em João Pessoa nasce mais cedo do que em qualquer outro lugar da continente americano, pois é lá, justamente na Ponta do Seixas, vizinha à praia de Cabo Branco, onde está o Ponto Extremo Oriental das Américas.

Resta lembrar ainda que a Prefeitura de João Pessoa tem todo o cuidado com a organização e a infra-estrutura do Réveillon. Tudo é pensado para que paraibanos e turistas brinquem com tranquilidade, segurança e paz. É uma festa para as famílias que costumam colocar tendas ao longo de toda a orla para apreciar a queima de fogos, os shows e saldar a chegada do novo ano.


Estação Nordeste

Passada a euforia da virada do ano, tem início um dos mais vitoriosos projetos culturais realizados pela Prefeitura de João Pessoa, o “Estação Nordeste”, que tem a finalidade de proporcionar entretenimento e lazer de boa qualidade para quem está na Capital na temporada do verão. Durante o mês de janeiro, são convidados grandes artistas de várias tendências musicais para animar a orla e o Centro Histórico da Capital.

O “Estação Nordeste” começa no primeiro sábado de 2010, dia 2 de janeiro, com o show de Jorge Benjor, um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira de todos os tempos, que vai se apresentar no palco da Praia de Tambaú. Para esse e demais grandes shows será montada uma ‘mega’ estrutura semelhante a do Réveillon, pois são esperadas cerca de 100 mil pessoas.

Depois disso, a programação segue até o final do mês de janeiro sempre com apresentações nos pólos já citados. Pelo palco de Tambaú vão passar também Zé Ramalho (09-01), Mutantes (16-01), Daniela Mercury (23-01) e Gilberto Gil (30-01). Já no Centro Histórico, mais precisamente do Ponto Cem Réis, recém restaurado pela Prefeitura da capital paraibana, vão se apresentar Paulinho Moska (08-01), Pinduca (15-01), Pitty (22-01) e Ray Lema (29-01).

E por falar em Centro Histórico, vale ressaltar que João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil com 424 anos de fundação. Isso porque o lugar já nasceu como cidade, sem nunca ter passado pela categoria de vila ou povoado, no ano de 1585.

Abertura – A programação de verão de João Pessoa - PB começa no próximo dia 25 e vai até o dia 30 de janeiro. A abertura acontece com o 'Concerto de Natal', executado pela Orquestra de Câmara, que junto com o Sagrama, de Pernambuco, abre o projeto Música do Mundo.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 25/12 – Concerto de Natal com Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, com a participação do grupo Sagrama (PE)

MÚSICA DO MUNDO

Dia 26/12 – Vitor Araújo e Rivotrill (PE)

Eduardo Araújo (PB)

Dia 27/12 – Lanny Gordin (SP)

Alex Madureira (PB)

Dia 28/12 – Chango Spasiuk (Argentina)

Luizinho Calixto (PB)

Dia 29/12 – Heraldo do Monte (PE)

Jr. Espínola (PB)

Dia 29/12 – Pio Lobato e Mestre Vieira (Guitarradas) (PA)

Washington Spinolla (PB)

ESTAÇÃO NORDESTE

Ponto de Cem Réis – Sexta-feira

Dia 08/01 – Moska/Eleonora Falcone

Dia 15/01 – Pinduca/ Zabé da Loca/ cortejo de tribos indígenas

Dia 22/01 – Pitti/Bárbara

Dia 29/01 – Ray Lema/Adeildo Vieira/Caiana dos Crioulos


Praia de Tambaú – Sábado

Dia 31/12 – Barbarito Torres – Estrelas do Buena Vista Social Club e convidados/Armandinho, com Trio Elétrico de Dodô e Osmar/ Orquestra Sanhauá/ Pura Raiz

Dia 02/01 – Jorge Benjor/Banda Êxodus

Dia 09/01 – Zé Ramalho/Paulo Vinícius

Dia 16/01 – Mutantes/Cabruêra

Dia 23/01 – Daniela Mercury/Mestre Fuba

Dia 30/01 – Gilberto Gil/Escurinho

O prefeito Ricardo Coutinho anunciou nesta quarta-feira (09) uma série de 35 shows com artistas e grupos locais, nacionais e internacionais que se apresentarão durante as festividades de final de ano e chegada de 2010. Na solenidade, também foi assinado, entre a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e a Federação Carnavalesca, um acordo de parceria para a realização do Carnaval Tradição 2010.

Durante o evento, Ricardo Coutinho disse que ao longo dos anos a gestão procurou não só recuperar a questão dos recursos, mas também a apresentação do Carnaval Tradição. "Nós começamos um processo de recuperação e profissionalização dessa apresentação e hoje o carnaval atrai cada vez mais público e faz a alegria dessa gente que constrói um grande carnaval popular e de tradição dentro da nossa cidade", afirmou o prefeito.

Sobre a programação de fim de ano e chegada de 2010, o prefeito disse que serão investidos cerca de R$ 1.250.000,00 e que uma das novidades será a Praça Vidal de Negreiros (Ponto de Cem Réis), que abrigará shows do Estação Nordeste, um dos grandes eventos já consolidados na cidade.

Ricardo Coutinho ainda destacou a diversidade de ritmos e de atrações com convidados não só de João Pessoa e da Paraíba, mas de outras cidades, estados e até países, ampliando o circuito cultural que acontece durante todo ano nas praças. "Essa é uma programação muito pensada e trabalhada pela Funjope. Não é uma programação só para juntar gente, mas para juntar gente, criar consciência crítica, para formar povo consumidor de cultura e artistas com mercado garantido aqui", disse o prefeito.

O diretor executivo da Funjope, Chico César, detalhando as atrações de final de ano e chegada de 2010 na Capital, disse que a programação procurou valorizar a cultura brasileira, paraibana e internacional. "Pensamos em uma programação que trouxesse um diálogo da cultura brasileira com a paraibana e que em alguns momentos pudesse ser pontuada pela presença de artistas de fora. Pensar em uma atração como o Buena Vista Social Club para o Réveillon é revelar a nossa vocação de saber receber bem quem vem de fora e ter uma produção cultural forte, mas fazer dessa força não um motivo de negação, mas uma força de receber, misturar e equacionar a produção local com a nacional e, pouco a pouco, dentro de nossas limitações, com a produção internacional", declarou Chico César.

Abertura – A programação das festividades de final de ano e chegada de 2010 começa no próximo dia 25 e vai até o dia 30 de janeiro. A abertura acontece com o 'Concerto de Natal', executado pela Orquestra de Câmara, que junto com o Sagrama, de Pernambuco, abre o projeto Música do Mundo.

Na véspera de Ano Novo, Barbarito Torres sobe ao palco com outras estrelas lendárias da velha guarda cubana, todos ligados ao Buena Vista Social Club e aclamados pelo mundo inteiro. Depois, é a vez do Estação Nordeste que segue durante todo o mês de janeiro. A lista de convidados para animar o verão pessoense inclui nomes como Paulinho Moska, Daniela Mercury, Gilberto Gil, Washington Spinola, Zabé da Loca, Pitty, Jorge Benjor, Zé Ramalho e Mutantes.

O 'Concerto de Natal' da Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa (OCCJP), formada por 45 componentes, vai acontecer às 19h do dia 25, em palco armado à beira-mar, em frente ao Busto de Tamandaré. Nesta edição 2009, o convidado especial será o grupo Sagrama, que trabalha a música pernambucana baseada nas manifestações da cultura popular, com uma linguagem mais erudita.

No sábado (26), no mesmo local, começam as performances instrumentais do projeto Música do Mundo. Até o dia 29, sempre a partir das 18h, a iniciativa vai levar ao público a apresentação de músicos locais e internacionais. Na lista estão Vitor Araújo e Rivotrill; Lanny Gordin; o argentino Chango Spasiuk; Heraldo do Monte; Pio Lobato e Mestre Vieira; entre demais artistas.

Estação Nordeste – Depois do Réveillon será a vez do projeto Estação Nordeste, que começa no dia 2 de janeiro, às 21h, com a apresentação do cantor Jorge Bem Jor e da Banda Êxodus. O show será no Busto de Tamandaré. Nos quatro sábados seguintes, no mesmo horário e local, o público poderá curtir Zé Ramalho e Paulo Vinícius; Mutantes e Cabruêra; Daniela Mercury e Mestre Fuba; Gilberto Gil e Escurinho.

Nas sextas-feiras, a programação do projeto Estação Nordeste acontece no Ponto de Cem Réis. Na relação das atrações estão Paulinho Moska e Eleonora Falcone; Pinduca, Zabé da Loca e cortejo de tribos indígenas; Pitty e banda Bárbara; além de Ray Lema, Adeildo Vieira e Caiana dos Criolos.

Carnaval Tradição – Do valor de R$ 135.000,00 que será repassado, no dia 6 de janeiro, para os filiados da Federação Carnavalesca, através de parceria com a Funjope, R$ 7.000,00 será para as escolas de samba e R$ 5.500,00 para as tribos indígenas e clubes de orquestras. Além desse repasse, está garantido R$ 18.000,00 para a premiação.

O presidente Federação Carnavalesca, Pedro Júnior, destacou o aumento no valor dos recursos repassados pela PMJP para o carnaval da Capital e a antecipação dos valores para os filiados. "Do carnaval de 2009 para 2010 o valor aumentou em quase 40%. Nós estamos gratificados e com o detalhe que vamos receber essa ajuda antecipadamente, coisa que nunca vivemos no Carnaval Tradição", disse Pedro Júnior, lembrando que a Prefeitura também ajuda com a infra-estrutura, que envolve desde arquibancada a pessoal de apoio.

 

Fonte: SETUR/PB
Assunto: Programação de Verão em João Pessoa - PB.

 
 
Programação folia de rua 2010  |  Programação Verão em João Pessoa - PB  |  Turismo Paraiba Pb | Hospedagem em Joao Pessoa | Pousadas João Pessoa Pousada Joao  | Pontos Turisticos de Joao Pessoa Paraiba | Pontos Turísticos de João Pessoa Paraíba | Turismo Hotel Hoteles Joao Pessoa Paraiba | Hotel Economico Pousada Economica Melhor | Hospedagem em Joao Pessoa | Joao Pessoa Hotel | Estação Ciência | Litoral de Joao Pessoa | Turismo Cabedelo | Turismo na Paraiba | Hotéis João Pessoa | Turismo no Nordeste | Pousadas em João Pessoa  | Restaurantes João Pessoa  | Para Onde Ir em João Pessoa  | Estrada para Joao Pessoa  |  Artigo e Serviço | Telefones Úteis Links Interessantes | Distancia Cidade para João Pessoa | Distancia da Capital para João Pessoa | Turismo em João Pessoa | Turismo Paraíba